segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sushi!!!!!!!!

Adoro Sushi!!! Além do sabor ser delicioso, a decoração que podemos fazer fica linda, e o colorido é maravilhoso, não acham? Uma pena que meu marido detesta!!! Então cada vez que faço este prato quando convido amigos pra jantar, tenho que fazer cascão de siri pra ele. Estou anexando abaixo as fotos de uma das jantas que fiz aqui em casa (antes de engravidar, pois agora minha médica me proibiu peixe cru!). Pratos: Sushi, Cascão de Siri e sobremesa: torta de bolacha com doce de leite, chocolate meio amargo e morangos. Abaixo as receitas, existem trocentas, mas vou postar aqui somente as que fiz nesta noite, ok? Bom proveito!!!

Ah! Agradeço o amigo Sergio Kerwald pelas fotos que ficaram ótimas!!! Obrigadinha, amigo!


BEBIDAS

Nada melhor que Sake para começar com o jantar, não?
Comprei o sake seco Azuma Kirin, morangos e kiwi e fiz como se fosse caipirinha, com muuuito açúcar e amassadinho com gelo. Decorei com mini guarda-chuvas e pedaços das respectivas frutas.

Sérgio, eu e Carmo

Arroz - GOHAN
(HAN significa arroz cozido e Go, honorável)
Na minha opinião é a parte mais xaropinha de fazer o sushi, pois é demorado, devemos ficar mexendo o arroz o tempo todo até esfriar!

Como fazer o GOHAN

Lavar o arroz em uma tigela, esfregar os grãos suavemente para não quebrarem. Remover qualquer indício de farelos ou agente polidor. Escoar a água e repetir a lavagem 3 ou 4 vezes, até que a água saia limpa.
Colocar em uma panela comum 500g de arroz (nos mercados existem vários tipos específicos para sushi) com 600 ml de água e cobrir com a tampa, cozinhando em fogo normal até que inicie a fervura, após baixar o fogo e aguardar o cozimento por 25 minutos.
Após os 20 minutos, abrir a tampa e virar o arroz na panela pra que o arroz de cima fique no mesmo cozimento do de baixo.
Ao chegar aos 25 minutos de cozimento, desligar o fogo e deixar o arroz coberto por mais 10 minutos. Neste tempo os grãos se acomodarão na panela e se dará o processo de cozimento com o calor retido no arroz e nas paredes da panela.

Agora precisamos adicionar o molho SUSHIZU ao arroz, é o que dá aquele gostinho delicioso e faz com que o arroz fique grudadinho (unidos venceremos)!

Ingredientes para o SUSHIZU:
500g de açúcar;
70g de sal;
30g de Agi-no-moto;
750g de vinagre de arroz;
1 folha de alga Kombu.

Levar ao fogo todos os ingredientes e retirar do fogo antes de ferver. Meu apartamento inteiro fica cheirando a vinagre cada vez que faço este molho. Meu marido enlouquece, pois detesta o cheiro!:) Segundo meu professor, quando fiz o curso, este molho pode ser guardado na geladeira por até 6 meses. Nunca uso esta quantidade inteira para aquela medida de arroz.

Agora passamos o arroz para um refratário grande e adicionamos 250ml do molho sushizu. Devemos virar o arroz de 5 em 5 minutos, para que o molho não evapore ou fique concentrado no fundo do recipiente e para que o arroz não continue a cozinhar.
Depois de frio podemos começar a montar nosso sushi!:)

HOSSOMAKI
Bom, eu prefiro fazer os HOSSOMAKI (Hosso: fino e Maki: rolo), pois são mais finos, mais fáceis de pegar com o hashi e não sofremos pra mastigar e engolir o volume enorme como dos FUTOMAKI (futo: grosso).
Obs.: No hossomaki usamos a folha de alga cortada ao meio, no sentido das linhas marcadas na horizontal, pois ele é mais fino, então não precisamos preencher a folha inteira com arroz.

SHAKEMAKI (salmão)

Abrir a esteira. De preferência forrá-la com papel filme plástico - aquele de cozinha, que enrolamos alimentos e tampamos pratos, pois assim a esteira estará sempre limpa, nunca cheirando a peixe, não precisará ser lavada (o que a conservará melhor) e o papel filme colocamos fora após usá-lo. Colocar a esteira sobre uma tábua do tipo tábua de carne. Cortar meia folha de alga no sentido das linhas horizontais e colocar sobre a base da esteira. Pegar 80g de arroz e espalhar sobre a alga deixando 1 cm sem arroz (para colarmos depois). Passar uma linha fininha de wasabi - raiz forte (eu prefiro comprar pronto em bisnagas) sobre o arroz e colocar o salmão, já cortado em tirinhas finas. Segurar o salmão com a ponta dos dedos e enrolar com o auxílio da esteira. Molhar o dedo indicador na água e passar sobre o pedaço de alga que ficou sem o arroz. Terminar de enrolar o sushi pressionando levemente com a esteira para dar o formato desejado.
Para cortá-los molhar a ponta da faca na água (existem facas específica para sushi, no curso ganhei da Tramontina, que é mais barata que as importadas!) e deixar a água escorrer por toda a extensão do fio da faca, assim não ficará cheio de arroz grudado. Cortar o sushi ao meio, juntar as metades e cortar mais uma vez, e depois outra, restando 8 pequenas partes de tamanhos iguais de sushi.

KAPAMAKI (pepino)

Comprar pepino japonês (que é mais fininho) e cortá-lo ao meio. Retirar as sementes. Cortar tiras finas no sentido do comprimento, e proceder como na confecção do hossomaki de salmão.
Não esquecer de molhar o fio da faca para cortar o sushi e cortá-lo em 8 pedaços.

KANIMAKI (kanikama)
Para fazer o kanimaki funciona da mesma maneira que os anteriores, neste ainda coloquei mais o alface. Para o kani o segredo está no corte. Cortar o kani ao meio, no sentido do comprimento, na diagonal. Preencher o sushi com 4 pedacinhos diagonais intercalados, para não ficar muito grosso e compensar os pedaços mais finos das pontas da diagonal. Coloquei as folhas de alface junto, dá um efeito bonitinho.

MAKIZUSHIS
URAMAKI

(ura - às avessas/ maki = rolo)

O Uramaki é aquele suhi que fazemos ao contrário, o recheio vai em cima da folha de alga e do lado de fora fica o arroz com o gergelim salpicado.
Não esquecer de dourar o gergelim que vai ser usado, o gosto fica ótimo.
Ingredientes:
100g de gergelim preto com casca;
200g de gergelim branco com casca;

Levar ao fogo em uma frigideira até torrar (colocar tampa, pois eles saltam como pipoca!!!).

URAMAKI CALIFÓRNIA

Colocar em uma folha de alga (desta vez a folha inteira, sem cortar) o arroz, preenchendo-a totalmente, não precisa deixar o espaço para colar a alga, pois vai grudar arroz com arroz. Polvilhar o gergelim torrado sobre o arroz. Virar ao contrário e colocar o recheio sobre a alga: manga cortada em tirinhas finas, kani cortados em diagonal e pepino. Enrolar com o auxílio da esteira.
O gostinho e ótimo mas como os futomaki, considero os pedaços grande demais pra porção inteira na boca, não?
Aqui uma fotinho de hossomakis de salmão, kani com alface e morango (só cortar os moranguinhos e rechear).

Como não temos mesa de jantar no apartamento usamos a bancada da cozinha americana para colocar os sushis e os jantares sempre funcionam com o sistema self service!:)

Sushi de morango, kani com alface, e salmão decorados com cenoura, nabo, morangos, manga e pepino.

CASCÃO DE SIRI

Gente, faz tanto tempo que faço esta receita que não tenho mais as medidas exatas, vou colocando tudo a olho! Mas vou tentar dar as medidas + ou - ...
Como aqui em Porto Alegre é difícil de encontrar siri fresquinho, compro nos supermercados os congelados mesmo.

Ingredientes:
800g a 1kg de siri;
02 cebolas grandes;
01 copo americano de cachaça;
farinha de rosca;
01 vidro de leite de côco;
massa de tomate;
pimenta à gosto;
sal à gosto;
limões

Fritar a cebola. Quando mudar de cor, acrescentar o siri e deixar cozinhar. Após cozido acrescentar o leite de côco, a cachaça e a massa de tomate. Deixar cozinhar. Quando ferver, ir mexendo sempre. Acrescentar o sal e a pimenta conforme o gosto (adoro comida salgadinha!). Quando já estiver cozido ir acrescentando aos poucos a farinha de rosca, que vai secando o molho até ficar uma pasta. Eu costumo colocar em um refratário e levar ao forno um pouco antes de servir (pode-se colocar queijo ralado por cima, antes de ir ao forno). Corto os limões em pedaços, para o pessoal temperar, adoro limão! E penso que uma salada de alface com pedaços de manga cortadinhos fica uma combinação perfeita!
Experimentem, é uma receita fácil, rápida e deliciosa!


Eu e o maridão na cozinha, pelo menos ele ajudou a limpar a bagunça!

TORTA DE BOLACHA COM MORANGOS, CHOCOLATE MEIO AMARGO E DOCE DE LEITE


Sobremesa: Torta de bolacha

Ingredientes: Biscoito de maizena, 2 caixas de morangos, 01 embalagem de chocolate meio amargo, 02 caixas de creme de leite, 01 pote de doce de leite.
Modo de preparo: Derreter o chocolate meio amargo em banho maria, após derretido misturar 01 caixa de creme de leite, reservar. Misturar o doce de leite com a outra caixa de creme de leite.
Em um prato colocar uma camada de biscoitos de maizena, colocar uma camada do doce de leite com o creme, uma camada de morangos cortados em cubinhos, outra camada de biscoitos, uma camada do chocolate meio amargo com o creme e ir alternando. No final cobrir com o chocolate ou o doce de leite. Fica uma delícia, pois o creme de leite não deixa o chocolate e o doce de leite ficarem enjoativos, e o amarguinho do morango também. Experimente! É fácil, rápido e gostoso!


Amigos do coração que participaram da janta:


Carmo e Luciano

Sandro e Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário